Pensando em abrir seu próprio negócio? Saiba abaixo, qual a importância do contador para as empresas

Ainda que a contratação de um contador não seja uma obrigatoriedade por lei, é essencial manter em ordem a contabilidade da empresa. Isso porque mesmo para uma empresa recém-aberta ou inativa/inoperante, existem obrigações acessórias que devem ser entregues conforme sua tributação, e muitas delas são passíveis de multa.

Mas contador não é só para manter as contas em ordem e dar orientação quanto a impostos e tributos. Veja em que áreas o contador (a) pode atuar:

Gestão

Depois da parte burocrática de abertura da empresa, ele também pode atuar na área de gestão, vai desde a elaboração dos contratos, a fazer o fechamento de folha de pagamento, contabilizando também faltas e horas extras.

Ele controla todas as movimentações: contas, fluxo de caixa, empréstimos e investimentos. É o contador também que produz as demonstrações financeiras obrigatórias, além de calcular e emitir as guias de tributos a serem pagos.

Até mesmo quando uma empresa fecha o empresário precisa do contador, já que alguém precisa fazer acertos de contas, divisão entre sócios, levantamento de recebíveis, inventário e por aí vai.

Auditoria Contábil

Ele também pode atuar na área da auditoria, verificando as informações que estão contidas nos registros contábeis dos empreendimentos, tais como balanço patrimonial, fluxo de caixa, entre outros. Isso evita irregularidades e ajuda a combater fraudes.

Atuária

Podemos entender a atuária como a ciência que ajuda a calcular os riscos e contribui para elaborar planos de seguros (calculando premiações e indenizações através de probabilidade), de previdência (calculando fundos e produzindo relatórios de avaliação) e capitalização (pesquisando e gerenciando fundos de investimento, atuando como uma espécie de consultor financeiro).

Perícia Contábil

O contador que trabalha na área de perícia contábil atua oferecendo opiniões técnicas buscando a solução de casos judiciais (indicado pelo juiz) e extrajudiciais (contratado por uma das partes). Ele é o profissional que vai elaborar um laudo pericial com provas, buscando solucionar o problema.

Controladoria

O contador que trabalha na área de controladoria auxilia os administradores em suas decisões, oferecendo informações de controle financeiro, fiscal e até de performance, baseados nos planos do empreendimento. Ele ajuda a definir padrões de controle, apontando a existência de algum desvio não planejado e, então, sugere possíveis caminhos e soluções aos gestores do negócio.

Como um contador faz a diferença

O empreendedor precisa saber o que está acontecendo na parte financeira e contábil de seu negócio, mas não pode esquecer que seu papel principal é fazer a empresa funcionar, buscar clientes e lucrar. Por isso, ter um profissional com expertise em contabilidade é fundamental.

Fonte: Sageone

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s